Araci: Secretaria de Cultura e Levante Popular da Juventude realizam Semana da Consciência Negra

Na última terça-feira (17) aconteceu a abertura da Semana da Consciência Negra, na sede da Secretaria de Cultura, com o tema: “RODA DE CAPOEIRA NA RODA DO CONHECIMENTO”. O bate-papo foi conduzido pelo metre Zé Muringa do Grupo de Capoeira Dois Unidos e Deronildes do Grupo de Capoeira Gangara.

No segundo dia, 18, o tema debatido foi: “MAIS DIREITO PARA OS PRETOS E PRETAS QUE TRANSFORMAM O BRASIL”. O debate foi conduzido pelo professor Luizinho de Serrinha e teve a participação dos alunos dos colégio CENSG, dos jovens da BAMUARA e representantes do grupo Jamaica de Serrinha.

A última noite de roda de conversa aconteceu na quinta-feira, dia 19, com o tema: “O QUE ATINGE OS NEGROS E NEGRAS ATINGE O POVO DE SANTOS”. O debate foi conduzido pelo professor Edson Miranda Jr, que trouxe um pouco da história das religiões africanas e sua inserção na cultura e na sociedade brasileira contemporânea. Foram trazidas informações da Umbanda e do Candomblé e foram discutidos temas como intolerância religiosa, preconceito, comunicação e outras abordagens.

A culminância da semana acontecerá nessa sexta-feira dia (20) a partir das 17:30 com a “MACHA DOS PRETOS E PRETAS CONTRA A DESIGUALDADE RACIAL E SOCIAL E COMBATE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA”, saindo da Churrascaria Gonzagão até a praça nossa senhora da conceição, onde haverá continuidade com atividades culturais e o momento mais esperado da semana que é o desfile “Beleza Negra 2015”.

A Semana da Consciência Negra está sendo organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo e tem apoio de diversos grupos sociais do município. A cultura popular agradece!

 

IMG-20151119-WA0062

IMG-20151120-WA0018

IMG-20151120-WA0021

About the Author

Deixe seu comentário para essa notícia

portalsisal