Araci: Educação do município foi a que mais avançou na região sisaleira, aponta estudo

Araci foi destaque mais uma vez com relação à evolução da qualidade da educação nos municípios. Dessa vez o município foi destaque quando avaliado o nível de aprendizado dos alunos dos anos iniciais, mais precisamente do ciclo de alfabetização,  ou seja, do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental.

 A avaliação é feita pelo Ministério da Educação, através da “Avaliação Nacional da Alfabetização”. A análise é direcionada para as unidades escolares e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização. A análise produz indicadores que contribuem para o acompanhamento da qualidade da educação nas escolas públicas brasileiras. Os resultados foram apresentados no último mês de Dezembro pela Secretaria de Educação do Governo do Estado, onde o maior destaque da região sisaleira foi o município de Araci.

A análise classifica a capacidade de leitura dos alunos em determinada idade, sendo o nível 1 o mais crítico e o nível 4 o mais avançado. Assim, Araci foi o município da região que mais reduziu o percentual de estudantes classificados no nível 1, ou seja, o nível mais baixo de alfabetização. Na última avaliação o município possuía 58% dos alunos classificados com um nível de alfabetização ruim, enquanto esse número foi reduzido em 2014 para 37%, ou seja, uma evolução de aproximadamente 21% na comparação entre os anos. Com o resultado, Araci foi o sétimo município que mais avançou em toda a Bahia, sendo o maior destaque da região.

Para se ter uma ideia, até 2013 Araci possuía o 4º pior resultado entre os 20 municípios da região e, após o trabalho desenvolvido no Governo Cidade de Todos, agora já possui o 5º melhor resultado e com grandes chances de alcançar os primeiros lugares nos próximos anos.

Segundo a secretária de Educação, Manuela Teixeira, esse resultado é fruto do trabalho direcionado da equipe da secretaria, dos professores, diretores e, especialmente, da equipe responsável pelo Pacto pela Alfabetização. Segundo a mesma, Araci já havia alcançado o melhor resultado de sua história na avaliação do IDEB 2013 (divulgada em 2014).

About the Author

Deixe seu comentário para essa notícia

portalsisal