Seis jovens foram condenados a 6 meses na cadeia além de sofrerem agressões impostas pela justiça de 91 chibatas, após participarem de um vídeo em que aparecendo dançado a música Because I’m Happy, do cantor Pharrel Williamns. Já o diretor do vídeo, Sassan Solemani recebeu uma pena maior, com 1 ano de prisão.

Os jovens foram presos em maio deste ano, um mês após do vídeo ter se tornado viral no Youtube. De acordo com sites iranianos, as autoridades encontram problemas por verem as mulheres dançado com outros homens e por não usarem o jijab (véu islâmico). Durante a prisão, os três homens e três mulheres foram humilhados e obrigados a ir à televisão nacional para pedir desculpas por terem gravado o vídeo, dizendo que tinham sido persuadidos erroneamente para fazer este ato ilegal.

Apesar da decisão, alguns advogados tentam suspender a pena. E caso aconteça, se eles forem presos por algum motivo nos próximos 3 anos, as penas atuais serão definitivamente canceladas. “A pena suspensa torna-se nula e sem efeito após um determinado período de tempo”, disse Farshid Rofugaran. “Quando é uma pena suspensa, o veredicto não é realizado, mas se nesse período um crime semelhante for cometido, então o acusado está sujeito a punição legal e a pena que havia sido suspensa, também será executada”, afirmou o juiz.

Após saber da condenação, o cantor desabafou e disse ter ficado estarrecido com a prisão. “É muito triste que essas crianças tenham sido presas por espalhar a felicidade”, postou. Na conta do Youtube, o vídeo tinha a seguinte descrição. Nós fizemos este vídeo da música de Pharrel Willians em 8 horas, usando o IPhone 5S. “Feliz” é apenas uma desculpa para sermos felizes. Nós apreciamos cada segundo e esperamos colocar um sorriso em seu rosto!”.

Sobre a condenação, o chefe da Anistia Internacional do Reino Unido, Champa Patel, reprimiu a atitute. ““Prender pessoas porque dançaram uma música chamada Porque Eu Sou Feliz, é elevar as coisas a um novo nível de ironia bizarra, até mesmo para as autoridades iranianas mais autoritárias”, disse ao Daily Mail.

About the Author

Deixe seu comentário para essa notícia

admin